domingo, 28 de março de 2021

 

20/02/21 – FUROS NA SIBIPIRUNA

 

No dia 4/1/21 o nosso colega Welton Petrillo postou uma foto mostrando 2 furos no tronco de uma sibipiruna, informando que os furos foram feitos para jogar veneno através deles e matar a árvore. Em seguida, fez a pergunta: O que devemos fazer?

A informação tinha chegado até nós pela Leda do grupo Trilhas da Ecologia e ela nos disse que não saber quem era o responsável, mas desconfiava de um homem que mora nas redondezas. Informou ainda que a Sibipiruna fica localizada no passeio da rua Horizontal, 101 – Sagrada Família.

A Leda e eu entendemos que deveríamos acionar um conhecido nosso que trabalha na Diretoria de Gestão Ambiental da PBH pedindo ajuda. Ele se prontificou a enviar um técnico ao local para avaliação e disse que, “possivelmente, a pessoa pode ter colocado algum tipo de herbicida na árvore .... que pode levar a árvore à morte. Não existe uma substancia com efeito antídoto e assim recomento o tamponamento dos furos na árvore, bem como irrigação constante. O período de chuvas pode ajudar um pouco, diluindo o efeito tóxico mas deve-se ter todo o cuidado para a preservação da árvore.”

O funcionário da PBH estava de férias e só pode fazer a visita em 6/2/21. Na ocasião realizou uma poda para retirada de galhos secos que ajudaria a recuperação da árvore. Sugeriu tamponar o furo com cera de abelha e intensificar a molhação para diluição do veneno. A Leda, que mora perto, se encarregou de tomar as providências.

O delinquente deve ter percebido toda a movimentação e desistido da sua intenção. A árvore apresenta uma significativa redução de folhas e flores, mas aparentemente está se recuperando.

Estou divulgando esse fato para mostrar como a vigilância e a rapidez na ação podem ser decisivas para a salvação de um indivíduo arbóreo. É importante despertarmos em todos nós essa consciência e a população ficar sabendo que existem pessoas na cidade dispostas a lutar pela manutenção da floresta urbana na nossa cidade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário